Animais aumentam o bem estar de idosos

Animais de estimação reconhecidamente trazem benefícios valiosos para a terceira idade. Por seu afeto desmedido, considerado incondicional, os bichos transmitem segurança e reduzem a sensação de solidão, tão comum nas pessoas idosas. Cerca de 87% das pessoas que possuem animais de estimação sentem-se mais felizes do que aqueles que não possuem.

O simples ato de caminhar pela vizinhança com um bichinho facilita o contato com outras pessoas, pois servem para “quebrar o gelo” entre estranhos. Motivando a comunicação e a cognição, a saúde emocional do idoso é fortalecida, ampliando a sensação de felicidade e bem estar.

Outro benefício direto que animais trazem, em especial aos tutores de cães, é o estímulo aos exercícios e às pequenas caminhadas. Com tendência a um isolamento crescente e até involuntário causado pela dificuldade de locomoção,  o idoso tende a evitar ir à rua, acentuando quadros de depressão e de perda muscular. Caminhar com um pet permite que o cérebro se mantenha ativo, obtendo respostas mais rápidas a estímulos externos e contribuindo para a manutenção da coordenação motora.

O convívio e as brincadeiras com animais de estimação aumentam os níveis de serotonina e dopamina, que estimulam o relaxamento e a sensação de felicidade. De acordo com uma pesquisa, os pets causam um efeito calmante em idosos com pouca memória que exibem comportamento agressivo ou agitado, com especial benefício aos idosos que sofrem de Alzheimer.

As caminhadas e a sensação de bem estar de quem convive com animais ainda ajudam a reduzir a pressão sanguínea, o que contribui com o aumento da expectativa de vida. Pesquisas realizadas em pacientes que receberam alta de uma unidade coronariana apontam que tutores de animais viviam mais após a alta hospitalar.

Qual o melhor bichinho para um idoso?

Cães

Animais ativos, os cães são catalisadores para mais atividade física de seus proprietários. Facilitam a interação social e ajudam o idoso a manter-se saudável.

Gatos

Gatos são ideais para os idosos que procuram um animal de com baixo nível de atividade, e que não requer muito treinamento ou manutenção. Pesquisas mostram que proprietários de gatos têm até um terço a menos de risco de ataque cardíaco.

Peixes

O fato de não ter pelos pode ser um benefício para idosos alérgicos. Além disso, o próprio ato de observar os peixes nadando em torno de um aquário pode reduzir o estresse. É preciso, porém, informar-se sobre a manutenção: alguns aquários podem exigir cuidados caros e permanentes, e nem sempre simples para idosos. Porém, há profissionais especializados nesses serviços.

Aves

Papagaios e pequenos periquitos, por exemplo, são excelentes animais de estimação para os idosos que vivem sozinhos. Esses pássaros são coloridos e barulhentos, além de serem dóceis e relativamente fáceis de domesticar.  Alguns ainda estimulam a fala e o canto, pois os idosos podem ensiná-los a cantar e a falar pequenas palavras.

A escolha do animal dependerá da disponibilidade de tempo e dos recursos financeiros. Mas os benefícios obtidos são largamente conhecidos pela ciência. O carinho, o cuidado, a atenção do animalzinho poderá ajudar o idoso a ter uma vida mais saudável e feliz.

Fontes:

http://saude.terra.com.br/bem-estar/confira-5-beneficios-que-os-pets-trazem-a-saude-do-idoso,76898c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html

http://www.aterceiraidade.com/casa-e-familia/5-beneficios-da-convivencia-com-animais-para-idosos/

http://www.estimacao.com.br/animais-estimacao-para-idosos/

http://www.animallis-taa.com/a-influencia-do-animal-de-estimacao-no-combate-a-solidao-nos-idosos

Por | 2017-07-25T11:19:30+00:00 30/09/2015|3 Comentários

3 Comentários

  1. Gentil Lucena 24/05/2016 em 00:59 - Responder

    Li as matérias de todos os Posts! Todos excelentes!! Parabéns a todos os autores dos mencionados posts.
    Oportunamente, escreverei um relacionado à 3a idade como o inicio de uma fase propícia para uma Revisão de Prioridades, uma fase em que o costumeiro “Fazer para Ter”, dá lugar, ou cede espaço para o “Fazer para Ser”. Em breve. E parabéns aos mantenedores do site!
    Abraços
    Gentil Lucena

    • Fabrício Yutaka Fujikawa 25/05/2016 em 14:49 - Responder

      Olá Gentil,

      Muito obrigado pelo seu comentário. Quando publicar o seu post, por favor, nos avise. Teremos o maior prazer em conhecê-lo.

      Um abraço,
      Fabrício

  2. […] Animais aumentam o bem estar de idosos […]

Deixar Um Comentário