Divórcio Grisalho

Divórcio após os 50 anos

Você já se perguntou por que aumenta o número de separações entre casais com idade acima dos 50 anos?

1 – A idade

Algumas pessoas atingem a meia idade e querem um recomeço. É comum o desejo de tentar mais uma vez ser feliz no casamento com outra pessoa diferente do atual cônjuge, alguém mais jovem, mais cheio de vida ou, simplesmente, outro alguém.

2- O tédio

Após décadas vivendo juntos, a falta de novidade no outro ou na vida em comum leva algumas pessoas a pensar que a vida pode ser mais interessante sozinho do que acompanhado.

3- Diferença de visão de vida

Com os filhos criados, muitos querem retomar projetos que foram abandonados na juventude e, muitas vezes, estes projetos conflitam com o estilo de vida que o outro deseja levar.

4- Problemas financeiros

Diferenças no trato com o dinheiro podem levar a situações de endividamento ou conflitos sobre qual destino dar às economias do casal.

5- Sexo

Com a idade as mudanças hormonais podem impactar na vida sexual do casal. E, embora isto possa acontecer em várias fases da vida do casal, na entrada da velhice estas diferenças podem ser mais pronunciadas gerando incompatibilidades insuperáveis.

Por | 2017-07-25T09:38:37+00:00 09/09/2016|6 Comentários

6 Comentários

  1. Ana Adelaide Peixoto 09/09/2016 em 16:38 - Responder

    Muito boa discussão. Lembro que há anos atrás, uma conhecida casada há séculos, e com mais de 60 anos, separou do marido – “sem motivo”. Fiquei chocada fazendo perguntas que só hoje saberia responder. Como se separar nessa idade? Não sabia eu que essa idade, a que tenho hoje, é a idade da urgência e da quietude, e diante desse paradoxo, queremos o que não conquistamos ainda, nem que essa conquista seja ficar sozinha na vida. Acho sim, esses motivos reais . A vida não é uma linha reta, e muito dificilmente caminhamos em paralelas com o outro. Parabéns ao Mundo Prateado que trás tantos assuntos interessantes para discussão.

  2. Lúcia Maria Vasconcelos Lopes 10/09/2016 em 10:25 - Responder

    Muito importante tema para os grisalhos. Mas, dia destes assisti entrevista de uma psicóloga sexualista sobre sexo na terceira idade. Ela nos fala que, a qualidade e a quantidade da sexualidade, apresenta diferenças múltiplas após os 60 anos. Tanto para homens quanto para mulheres. E que o sexo nessa fase depende e muito, da saúde física e emocional de cada parceiro . Adianta, que a medicina nos prolonga as possibilidades dos prazeres, podendo ir até bem mais dos 70 anos. Cabe a cada casal definir seus próprios limites. Creio que é uma boa notícia e um bom alerta sobre uma vida saudável para aqueles da terceira idade. Parabéns ao Mundo Prateado pelas possibilidades de amplas discussões que nos abre neste momento e nesta fase da vida de todos os prateados.

  3. Ana Lucia Lobo Quintas 18/09/2016 em 18:46 - Responder

    Tenho 68 anos. Fiquei viúva aos 53, depois de trinta e três anos de casada. Depois de onze anos conheci meu companheiro, tb viúvo, pela internet. Já estamos juntos há quatro anos e quatro meses, mas ainda em casas separadas. Nossos filhos aceitam nosso relacionamento e nos damos todos muito bem. É gratificante um relacionamento nessa idade, viver momentos bons e fugir da solidão.

  4. Carlos Alberto 24/11/2016 em 09:23 - Responder

    Realmente essas situações são verdadeiras. Tenho 63 anos e em janeiro próximo completo 39 anos de casado. Os conflitos nessa idade , no meu entendimento, possivelmente sejam resolvidos com diálogo e atitudes. A vida de solidão não é nada fácil. Tenho aprendido coisas novas com o Mundo Prateado.. Parabens! Carlos Alberto.

  5. Ira Pepino 01/06/2017 em 16:22 - Responder

    Amei esta pg! Adoro cabelos grisalhos, de tal forma que tingi os meus deixando-os branquinhos. Tb gostaria muito de ter amigos da minha faixa de idade(acabo de completar 70); Interesso-me por música, literatura… Enfim todo o tipo de arte e cultura geral. Isso me faz muita falta. Qto. ao sexo sou bem equilibrada. Fazer só por fazer, não! Mas, um carinho, quem não gosta? Até na troca de idéias, pode-se entrar no clima, como qdo éramos adolescentes. Sou viúva. Antes era viúva de marido vivo…rsrsrsrsrs
    Meu estilo de vida poderia ser melhor, se eu tivesse “moneY”, mas como não tenho divirto-me à minha maneira. Assim é o meu mundo prateado….

    • Luiza Morena 11/06/2017 em 10:34 - Responder

      Olá Ira, ficamos felizes em fazer parte do seu Mundo Prateado! Já nos acompanha no Facebook? Para nos seguir é só clicar aqui!

Deixar Um Comentário