Conheça o Mundo Prateado

Sobre o Movimento 2017-07-31T11:59:25+00:00

Bem vindo ao Mundo Prateado

O Movimento Mundo Prateado mantém viva uma rede de pessoas comprometidas em construir e assegurar à crescente população que ultrapassa os 60 anos uma vida mais digna e ativa .

Nossa missão é inspirar idosos, familiares e amigos a encarar a maturidade de forma produtiva e criativa.

Nosso objetivo é encontrar soluções facilitadoras para o cotidiano dos idosos e seus familiares, inspirando pessoas e empresas a agir colaborativamente.

Queremos recriar uma cultura de respeito e cuidado com o idoso e seus responsáveis, proporcionando informação sobre temas de interesse, integrando demandas com soluções, e possibilitando a existência de um ambiente criativo e inovador para enfrentar a velhice com esperança.

Equipe

Marta Pessoa, foi professora da UFPB e diretora da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, atuando no mundo da Internet acadêmica. É mestre em Ciência da Computação e pós graduada pelo Instituto Coppead de Administração, em Formação de Executivos. Seu interesse sobre envelhecimento populacional surgiu quando começou a cuidar dos seus idosos. Aprendeu na prática muita coisa interessante e espera poder dividir este conhecimento com muito mais gente. Seu sonho é aliar tecnologia, economia solidária e inovação social para a construção de uma cultura de cuidado e respeito ao idoso.
Maristela Velloso é formada em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo Impresso, e tem MBA em Gestão Empresarial pelo Coppead, da UFRJ.
É jornalista e produtora de conteúdo, trabalhou 32 anos como produtora de TV, principalmente a frente de novelas e minisséries da TV Globo, e atualmente se dedica às atividades do Mundo Prateado e aos seus projetos pessoais, norteada por um imperativo: ter um estilo de vida saudável.

Colaboradores e Instituições parceiras

Silvia Costa é consultora independente que trabalha conectando comunicação e saúde; comunicação e educação; tecnologias interativas e ambientes virtuais. Desde 2012 cobre as questões de longevidade e do envelhecimento populacional, como diretora executiva do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-Brasil), onde é membro do Conselho Consultivo. Integra o Grupo de Pesquisadores do CNPq ‘Tecnologias, Culturas e Práticas Interativas e Inovação em Saúde’. Pós-graduada em Comunicação e Saúde, com especialização em Educação e graduada em Comunicação Social pela UFRJ.
Margareth Jessen de Oliveira é economista com mestrado em Administração de Empresas dos EUA e 14 anos de experiência em processos de mudanças comportamentais, em ambientes de tecnologia e com foco na colaboração para inovação. Certificada em Coaching pela ICI, sua experiência em organizações voltou-se para a integração das gerações ativas, valorizando aqueles capazes de prover os iniciantes com experiência e conhecimento por meio de mentoring e coaching. Reside na Dinamarca e tem interesse sobre o grande potencial de inovação social na abordagem do envelhecimento populacional.
Augusto L. Dias Carneiro formou-se no Massachusetts Institute of Technology, fez M.B.A. pela University of California at Los Angeles e certificou-se como coach, pelo Hudson Institute of Santa Barbara. É credenciado pelo International Coach Federation e membro do Comitê Educacional do MIT. Dedica-se desde 2004 à busca, coaching e avaliação de executivos. Acumula milhares de horas de coaching para líderes do primeiro escalão e jovens executivos de alto potencial, em multinacionais locais, norte-americanas e europeias. Está escrevendo seu segundo livro e tem como hobby viagens de motocicleta, como as que fez pelos Andes e pela Noruega.
Gentil Lucena é físico de formação, com Ph.D. em Systems Design pela University of Waterloo no Canadá e pós-doutorado em Inteligência Artificial pela Universidade Nova de Lisboa. Foi Professor universitário durante 38 anos. É coach ontológico certificado desde 1997, pela antiga The Newfield Group, em parceria com o Instituto Tecnológico de Estudos Superiores de Monterrey (ITESM). Atualmente é Diretor Executivo da LabCon, um centro empreendedor de referência nacional em Competências Conversacionais, Coaching Organizacional, Coaching para a Aposentadoria e Gestão de Compromissos nas Organizações.
Simone Bacellar Leal Ferreira é professora associada dos cursos de Sistemas de Informação do Departamento de Informática Aplicada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui Doutorado e Mestrado em Informática, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio). É coordenadora de um grupo de pesquisas em acessibilidade e usabilidade da UNIRIO, onde está sendo desenvolvido o projeto “Processos de Alinhamento dos Requisitos de Usabilidade com as Diretrizes de Acessibilidade”. Autora do livro “e-Usabilidade”, pela Editora LTC.
Chadi Jebai é fisioterapeuta formado em Fisioterapia pela PUC – PR, com Pós graduação em Terapia Manual e Técnicas Osteopaticas pelo Instituto Docusse e pós graduação em Fisiologia do Exercício pela Unifesp. Nos anos de experiência com atendimento a idosos pode comprovar o valor da fisioterapia para melhoria da sua qualidade de vida. É um entusiasta da proposta de fisioterapia como elemento transformador do bem estar do idoso.
Kika Sampaio, atua no mercado de comunicacao multimídia desde 1985. Trabalhou nas agências de publicidade 101, Espiral, Noir Filmes e 021. Trabalhou na Agência da Casa e na Globotech, do grupo Globo. Foi sócia fundadora, CEO e Presidente do Conselho do Bolsa de Mulher, um portal de comunicação interativa com informações, serviços e entretenimento para o segmento feminino. No campo literário, participou do livro “Mulheres que Abrem Passagem”. Seu interesse pelo tema do envelhecimento populacional foi o grande motivador para atuar no Mundo Prateado.
Mercês de Ataíde Paiva, 61 anos, engenheira, tem 30 anos de experiência em planejamento e controle de custos de projetos em empresas de engenharia.
Observando o dia-a-dia dos amigos, colegas de trabalho e familiares percebeu a grande dificuldade que as pessoas têm de administrar a sua renda e as consequências desastrosas resultantes da falta de um mínimo de planejamento financeiro doméstico e seu respectivo controle. Usa sua experiência para prestar consultoria em planejamento e controle das finanças pessoais.
Renata Richard é formada em jornalismo e especializou-se em comunicação interativa. Como empreendedora, criou o primeiro núcleo de mídia interativa na agência Casa da Criação, o primeiro programa de cursos em mídias interativas do SENAC-RJ, e executou projetos de comunicação online para diversas empresas e instituições no Rio de Janeiro. Em 2000, junto com o Grupo Lorentzen, fundou o portal Bolsa de Mulher, um dos maiores grupos de comunicação feminina da Internet brasileira, vendido recentemente para a Batanga Media.
Ramon Targino Firmino é Cirurgião-dentista, 25 anos de idade. Possui graduação e Mestrado em Clínica Odontológica pela Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente é aluno do Doutorado em Odontologia, área de concentração Odontopediatria, da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem se dedicado a atividades de pesquisas na área de Epidemiologia em Odontologia, possuindo experiência com os seguintes temas: qualidade de vida relacionada à saúde bucal, cárie dentária, traumatismos dentários, má-oclusão e educação em saúde.
Henrique Piraí é personal trainer, produtor musical e DJ. Formado em Educação Física pela UFRJ, possui Pós Graduação em Fisiologia do Exercício (UGF), Pós Graduação em Administração Esportiva (FGV), e Pós Graduação em Gerontologia (UERJ). Coordenou o Serviço de Reabilitação Cardíaca da Academia Fisilabor e foi coordenador da Academia Estação do Corpo. É professor de Alongamento da Academia Body Tech. Possui 30 anos de experiência na prescrição de exercício para sedentários, obesos, idosos, cardiopatas e diabéticos. É co-autor do livro A Nova Velhice – Uma visão multidisciplinar, Editora Revinter.
Mary Pedrosa é formada em Biblioteconomia pela UFPB e trabalhou durante muitos anos no Sistema de Federação das Indústrias/SENAI. Nascida numa família nordestina com muitos idosos, resolveu transformar seu gosto e experiência em cuidar dos parentes em uma nova profisssão. Atualmente, mora em João Pessoa e atua como consultora em cuidado do idoso junto a famílias e empresas.
Clarissa Martins é jornalista, pós graduada em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela UFRJ. Hoje é produtora executiva no showbiz brasileiro. Tem formação em gerência de projetos pela Dinsmore Associates, onde trabalhou por 11 anos na área de Gestão de Mudanças com o TEAL. Possui experiência de 14 anos como consultora de empresas com a metodologia Experiencial. Foi webwriter do portal feminino Bolsa de Mulher, escrevendo para os canais: Carreira e Negócios, Relacionamento e Comportamento. É parceira de todas as horas dos seus avós e apaixonada pelo tema da vida depois dos 60.

Parceiros