O poder grisalho na Internet

Martin Henkel é Diretor da SeniorLab Inteligência em Mercado Sênior

Cada vez mais conectados e adaptados às novas tecnologias, a população 60+ dá um recado claro para marcas, produtos e serviços que ainda não aprenderam a se relacionar com o sênior: me entenda, me atenda e ganharás minha preferência!

Este não é um pedido deles, é uma chance que os 60+ estão dando para as marcas e empresas se reposicionarem. Passaram pelas suas carteiras e contas correntes em 2015, mais de R$ 634 bilhões. O consumo empodera e este é o ponto que a SeniorLab Inteligência em Mercado Sênior defende. Chegou a vez da Terceira Idade ser percebida como um grande mercado de consumo. Em um momento econômico como o que estamos vivendo esta é a única faixa da população que não dorme a noite com medo de perder o emprego no dia seguinte pois a sua maioria já desfruta da aposentadoria. Alta, confortável ou baixa, ela está lá todo o mês. Isto faz toda a diferença no ânimo para o consumo. Os 60+ se revelam um nicho de mercado a ser melhor explorado pelo segmento de serviços e varejo.

O Poder Grisalho na Internet

A Pesquisa Nacional Os 60+ e a Internet realizada pela SeniorLab Inteligência em Mercado Sênior um novo comportamento dos 60+ frente à tecnologia. Atualizado, curioso, experimentado no e-commerce ou a um passo de realizar sua primeira compra, abrem as portas da internet para o relacionamento com marcas e empresas.

A pesquisa realizada em todo o país com pessoas de 60 anos e mais que têm contato com a internet, mas especificamente o Facebook. Destes 64% já possuem smartphone, índice muito próximo da média nacional. A necessidade de ter contato com os amigos e principalmente a com a família é plenamente atendida pelo WhatsApp, instalado 89% dos smartphones.

O dado mais curioso é a frequência em que acessam a internet onde 83% dos seniores acessam a rede todo o dia. É um novo cenário para a comunicação com este público. Os canais digitais aos 60+ precisam começar a fazer parte dos planos de marcas, produtos e serviços, utilizando linguagem, design e modelo intuitivo correto. Para mostrar o potencial que este canal tem, a pesquisa identificou que metade deles já comprou ou compra pela internet. A outra metade está a um passo de realizar sua primeira compra.

O fato é que 15% da população sênior no Brasil já está no Facebook e este público cresce 11% ao ano. Um impulsionador deste aumento de usuários é a facilidade de acesso que os sistemas touch trazem consigo. O smartphone e o tablet são os responsáveis por tornar a internet mais amigável. Substituir o mouse do PC ou notebook pelo dedo fez toda a diferença.

Por Martin Henkel
Diretor da SeniorLab Inteligência em Mercado Sênior

Grátis! Quer ganhar artigos do Mundo Prateado por e-mail?

Por | 2017-07-25T09:39:54+00:00 26/07/2016|2 Comentários

2 Comentários

  1. […] o poder grisalho na internet, Ricardo pesquisou por 3 meses na web, consultando diversos blogs, relatos de especialistas, […]

  2. […] escrito por Martin Henkel que é Diretor da SeniorLab Inteligência em Mercado Sênior no site Mundo Prateado que me chamou atenção pelos perfis dos usuários de mais de 60 […]

Deixar Um Comentário