O que os idosos necessitam?

João Bastos Freire Neto é Coordenador da Saúde do Idoso na Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e foi Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) entre 2014 e 2016.

O que as pessoas com 60, 70, 80 ou 90 anos necessitam?

Ao longo de 2 anos a frente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia fui entrevistado por diversos meios de comunicação sobre questões relacionadas ao envelhecimento humano.

Entendo o esclarecimento sobre o tema como uma das principais ações da nossa entidade.

Em geral, as pautas eram referentes às doenças mais comuns nessa faixa etária, os idosos que estão mais ativos fisicamente, idosos que moram em ILPI (Instituição de Longa Permanência de Idosos), até mesmo assuntos relacionados a previdência.

Ficou claro para mim que vivemos em um país onde se pensa a idade como determinante para as ações e/ou atividades que uma pessoa idosa pode ou não realizar.

Dessa forma, geramos uma percepção coletiva do envelhecer como etapa de restrições, limites e impedimentos baseados apenas na idade.

Aos 85 anos, acordar cedo para trabalhar o dia todo em algo que exige esforço físico é considerado inadmissível para a maioria das pessoas.

E o que falar daquela pessoa que nasceu e cresceu no campo, na zona rural, que se habituou desde cedo a trabalhar pesado, dia após dia, mas acima de tudo com satisfação naquilo que faz? Os filhos sabem que se essa pessoa parar de fazer esse ofício, morre.

Enfim, quando tinha a oportunidade de dar entrevistas sobre o tema, o meu principal objetivo era gerar no entrevistador uma visão reflexiva que o possibilitasse ampliar o seu entendimento sobre o que necessitam os idosos.

Ao final, muitos deles chegavam a seguinte conclusão, o que os idosos necessitam é o mesmo que qualquer adulto necessita, e o que precisamos fazer é gerar oportunidades para todas as idades.

Portanto, a idade por si só, não deve ser o parâmetro para limitar os nossos sonhos aos 60, 70, 80 ou 90 anos.

Grátis! Quer receber artigos do Mundo Prateado por e-mail?

Por | 2018-10-30T10:47:04+00:00 06/10/2016|0 Comentários

Deixar Um Comentário